Conheça agora a importância das provas em um processo trabalhista

Conheça agora a importância das provas em um processo trabalhista

Todo processo trabalhista precisa ser amparado por provas que comprovem um direito ou reparação a ser feita. Sendo assim, não basta apenas que trabalhadores contratem um advogado para cuidar do processo. Antes mesmo de recorrer à justiça, é fundamental juntar documentos, comprovantes, recibos e tudo que sirva para atestar uma possível injustiça.

Com o novo Código de Processo Civil, já são aceitas mídias digitais como vídeos, fotos e gravações em áudio como recursos para reforçar uma defesa. Veja a seguir de que forma usá-las e como aproveitar a tecnologia para embasar suas causas trabalhistas!

A importância das provas documentais

No contexto de um processo judicial, prova é todo objeto, material ou imaterial, que serve para demonstrar fatos. Nesse aspecto, vale destacar que a reforma na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obriga o reclamante a provar tudo que vier a alegar. Isso porque foi extinta a chamada inversão do ônus da prova, que consistia na obrigação do reclamado (que é o réu no processo trabalhista) de comprovar sua inocência, ou que não tinha responsabilidade no caso.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que, caso o processo trabalhista seja julgado sem ganho de causa, o trabalhador poderá ser obrigado a pagar custas processuais e honorários. Em alguns casos, poderá até mesmo ter que indenizar a outra parte, por litigância de má fé, que é quando um processo é movido sem provas ou com documentos falsos.

Portanto, uma juntada de provas consistentes é indispensável para que você tenha sucesso ao mover ações na justiça do trabalho.

Como as provas levam ao ganho de causa

Considere também que as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 2017, tiveram como um dos objetivos reduzir a quantidade de processos trabalhistas em curso. De fato, em 2018, já houve uma diminuição significativa nos litígios, que caíram pela metade na esfera trabalhista.

Diante disso, é preciso ficar muito mais atento antes de mover um processo trabalhista para ser ressarcido de eventuais abusos e compensar negligências. Isso quer dizer que, quanto mais robustas forem as provas, maiores serão as chances. Para isso, a tecnologia é sua maior aliada. Agora é possível registrar horários, locais e todos os eventos ocorridos via aplicativo desenvolvido com essa finalidade.

Aplicativo TrabaLei é a sua garantia de sucesso

A justiça exige provas obtidas por meios seguros e confiáveis como base para uma defesa, certo? Desta forma, como coletar e armazenar documentos e comprovantes, de maneira que não restem dúvidas sobre sua veracidade? A resposta está no app TrabaLei, que utiliza o ambiente virtual inviolável como garantia de que as provas componentes do processo trabalhista são originais.

Você pode registrar sua jornada de trabalho por meio de GPS, usar geolocalização para comprovar eventuais desvios de função, além de fotos, vídeos e áudio para gerar provas robustas e pleitear indenizações na justiça.

Com essa ferramenta pensada por profissionais do meio jurídico, você gera relatórios e organiza suas provas, deixando-as prontas para serem apresentadas. Não dependa mais de terceiros para juntar comprovantes em um processo trabalhista. Conheça o TrabaLei agora e garanta o acesso aos seus direitos!

Ficou interessado e quer saber mais? Faça contato conosco agora mesmo e entenda como podemos ajudar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu